A nossa origem
Foram sete os fundadores do Grupo Folclórico da Região do Vouga: José Maria Marques, João Ferreira Estima, Carlos de Almeida Vidal, Arlindo Figueiredo da Cruz, Clemente de José de Matos, Abílio de Pinho Carvalhal e Fausto Henriques da Costa. De entre eles destacamos José Maria Marques pelo seu empenho e dedicação bem como de iniciativa de recolha etnográfica levada a cabo pelo mesmo.
O Grupo Folclórico da Região do Vouga possui sede própria, localizada na vila de Mourisca do Vouga, que, em tempos anteriores, foi uma quinta com exploração agrícola. Desta quinta, permanece até hoje uma casa senhorial dos finais do século XIX, típica do período da emigração do Brasil ao gosto burguês. É uma construção em gaiola, com fachada coberta a azulejo coroada uma plantibanda de colunetas.
Situa-se no centro de Portugal, a 5 Km de Águeda e a 20 Km de Aveiro, e é um fiel intérprete das danças e cantares, que se reportam ao final do século XIX e princípios do século XX, da considerada região do Vouga, que se estende desde a Serra da Lapa até à ria de Aveiro.
Linha do tempo
1969
Fundação do Grupo Folclórico da Região do Vouga
A 23 de Janeiro de 1969, na sede dos armazéns Leão Real, por iniciativa do etnógrafo José Maria Marques. Foi apadrinhado pelo Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, de Viana do Castelo.
1977
Criação do Museu Etnográfico da Região do Vouga.
O ano de 1977 testemunhou a criação do Museu Etnográfico da Região do Vouga pelo grupo, um marco importante na preservação e promoção da cultura local.
1980
Primeira Internacionalização
A nossa internacionalização começou em Espanha na localidade de Portugalete, País Basco. A paragem seguinte foi em França, onde estivemos nas localidades de Chanzeaux, Parentis-en-Born e por fim em Mimizan.
Anos 80
Estreia em programas televisivos
Nos anos 80, durante o Festival Nacional da Praia da Rocha, Portimão, o grupo teve a sua estreia em programas televisivos na RTP, alcançando um público mais amplo e contribuindo para a divulgação das tradições folclóricas.
1986
Primeira participação num festival CIOFF
Deslocação do grupo à Suíça, onde participou pela primeira vez num festival CIOFF (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), festivais de grande qualidade onde todos os grupos gostam de marcar presença.
1997
Acidente
Em 1997, um trágico acidente durante uma digressão na Bélgica resultou na morte do fundador e mais sete elementos do Grupo. Apesar da perda, o grupo perseverou, superou desafios e fortaleceu seu espírito resiliente.
2009
Realização do evento Danças do Mundo
Em 2009, o Grupo Folclórico da Região do Vouga realizou o evento "Danças do Mundo", uma ocasião marcante que contribuiu para a memória coletiva do grupo.
2019
Comemoração dos 50 anos
Em 2019, o Grupo celebrou o seu 50º aniversário com diversos eventos marcantes. Destacaram-se um jantar de confraternização, reunindo mais de 200 pessoas, incluindo antigos membros e familiares. O festival internacional "Vouga 2019" foi um testemunho da longa jornada do grupo.
VÍDEO
institucional
50 anos de história
Explore os momentos inesquecíveis que marcaram a trajetória histórica do Grupo Folclórico da Região do Vouga, desde atuações, a prémios e muitos outros momentos especiais.