top of page

FOLCLORE? DE QUE SE TRATA?

“É necessário que a cultura popular portuguesa ocupe no nosso país, o lugar a que tem direito, é indispensável que possa ser tomada como pedra básica para a construção do nosso futuro. É chegada a altura de podermos dizer aos descrentes letrados que o analfabetismo dos nossos antepassados é a Universidade a que eles, infelizmente, não tiveram acesso.”

Michel Giacometti

O termo "Folk" significa povo e o termo "Lore" conhecimento.

Dessa forma, a junção destas palavras usa-se para fazer referência  ao saber tradicional de um povo, abarcando os costumes, contos, lendas, tradições, crenças, adágios, provérbios, superstições, enfim tudo o que esteja relacionado com um país e o seu povo.

 

Em Portugal, perante o fenómeno crescente da globalização e de ameaça de perda de referentes culturais e face a algum distanciamento dos indivíduos relativamente às suas culturas e origens, assistiu-se, no período pós-25 de Abril, a uma crescente valorização da identidade, do património e das memórias coletivas locais. Neste contexto, formou-se, em 1977, a Federação do Folclore Português, sendo um dos seus principais fundadores o Grupo Folclórico da Região do Vouga.

O NOSSO FOLCLORE

O Grupo Folclórico da Região do Vouga é membro fundador da Federação de Folclore Português, e sócio do INATEL, participa dos principais festivais de folclore nacionais e, em diversas ocasiões, representou Portugal além-fronteiras. Os seus trajes, danças e cantos refletem a forma de vida de um povo, que teve como base o trabalho árduo, atenuado com divertimentos adequados às épocas vividas, nem sempre fáceis.

Enverga trajes de trabalho, festa, culto e romarias. Os originais podem ser apreciados no Museu Etnográfico da região do Vouga que o Grupo tem em Mourisca do Vouga, considerado um dos maiores no seu género a nível nacional.

 

bottom of page