Vamos Chamar o Folclore pelo seu Próprio Nome
“É necessário que a cultura popular portuguesa ocupe no nosso país, o lugar a que tem direito, é indispensável que possa ser tomada como pedra básica para a construção do nosso futuro. É chegada a altura de podermos dizer aos descrentes letrados que o analfabetismo dos nossos antepassados é a Universidade a que eles, infelizmente, não tiveram acesso.”
Origem
“Folk-Lore”, a junção da palavra povo e conhecimento, criado pelo escritor inglês William John Thoms. Estas duas palavras, significam o saber tradicional de um povo, a designar as antiguidades populares, ou seja, costumes, contos, lendas, tradições, enfim tudo o que esteja relacionado com o país e o seu povo.
O folclore deve ser tomado como a cultura básica de um povo, logo esse povo, jamais se poderá separar daquilo com o que se verdadeiramente se identifica.
Em Portugal, foi depois do 25 de abril de 1974, que se assistiu à necessidade de preservar “o que é nosso” , pois a ameaça provocada pela globalização e pelo afastamento das pessoas estava a afastar as pessoas das suas origens.. Neste contexto, em 1977, foi fundada a Federação do Folclore Português, sendo o Grupo Folclórico da Região do Vouga um dos seus principais fundadores.
O Folclore no Vouga
A região do Baixo Vouga é caracterizada pelos seus trajes, danças e cantares que retratam a maneira de ser de um povo conhecido pelo trabalho árduo.
As cantigas, modas, jogos tradicionais e populares e manifestações infanto-juvenis marcaram toda uma cultura nesta região.
Mourisca do Vouga é onde está situado o museu do GFRV. Os seus habitantes são conhecidos por Pilatos.
Essa lenda surgiu da passagem de jovens estudantes pela Mourisca provindos da Universidade de Coimbra, numa altura em que ainda não existia a Estrada Nacional n.º 1, estes estudantes viam-se forçados a passar pela antiga Estrada Real de 1.ª Classe, que deu posteriormente origem à “Via Mourisca”. Foi então neste contexto que se desenrolou a referida lenda.
50 anos de história
Explore os momentos inesquecíveis que marcaram a trajetória histórica do Grupo Folclórico da Região do Vouga, desde atuações, a prémios e muitos outros momentos especiais.